No primeiro domingo da primavera de 2024 estou no escritório da empresa trabalhando, resolvi fazer uma pausa para escrever esse post da minha jornada de como conseguia músicas para ouvir enquanto pedalava.
Estou aqui ouvindo música e lembrei dos meus tempos de adolescência quando saia de bicicleta ouvindo walkman com FM para ficar ouvindo Rádio Cidade (102,9 FM), já escrevi sobre isso em outro post de 2011, aliás 4 dias antes da maior catástrofe natural do Brasil, mas fato que é esse período da bicicleta com walkaman foi bem interessante para minha evolução musical.
Achar uma música que você gostou após tocar em uma rádio e comprar um cd ou colocar em uma fita k7 era uma tarefa complicada. Primeiro você precisava focar e prestar atenção no momento que o locutor falava as músicas, mas não necessariamente é no final da música, às vezes soltavam depois de 3 ou 5 músicas, e se tivesse desatento já era.
Quando ouvi Song 2 pela primeira vez foi no Fifa 98, foi uma verdadeira saga colocar aquela música no K7, vou até detalhar aqui para os jovens efebos perceberem que a vida não é leite com pera do Spotify:
- Liguei o PS1 no meu vídeo Sony Stero 7 cabeças (um luxo na época);
- Gravei em VHS a intro;
- Liguei somente as saídas de áudio do VHS no meu som;
- Gravei em k7 a música que foi gravada no VHS;
Enfim, coisa de 2 horas de ligações, cabos e alguns esporros do meu pai reclamando da zona que eu estava fazendo, e tudo isso foi um sucesso na escola, todo mundo queria uma cópia. Lembrando que o Fifa 98 eu tinha 8 anos de idade, não podia sair e ir em loja de CD, nessa época meus cds eram escolhidos pelos meus pais.
Conseguir algumas músicas eram quase impossíveis, passava na Fox Kids uma clip maneiro e eu custava pra achar um cd que tivesse a música. Lembro quando assisti 12 é demais, tocou In Too Deep do Sun 41, música que estava tocando na hora que pensei nesse post. Para descobrir a música, tive que gravar o filme e ver os créditos do final, ai peguei várias músicas que estavam lá e já provido do Kazaa e alguns vírus, baixei!
Algumas músicas me marcaram forte a forma que consegui:
- Fly Away do Lenny Kravitz - Estava na casa de um amigo e passou um anúncio na TNT (não sei se ainda existe) anunciando que passaria o show. Quando cheguei em casa com o computador ligado, pedi pra ele o nome da música e baixei...horas ouvindo a mesma música, ainda gravei um CD colocando ela como faixa 1.
- Rockafeller Skank -Fatboy Slim - Tocou na cena clássica do filme Todo Poderoso (coloque em 2:41), um amigo meu sabia que o primo tinha esse cd, foram semanas até conseguir fazer uma cópia.
- Cowboy - Kid Rock - Essa música merecia um post só para essa saga, ouvi essa música em 1999 enquanto almoçava na casa da minha mãe, desde então só sabia cantar uma parte da música e achava o máximo, mas cantava errado, coloquei em fóuns, Yahoo Respostas e muito Google...nada adiantou, frustração total, até que um dia chegando no estacionamento para pegar meu carro estava tocando a música em um filme na televisão, Bater ou Correr 1, peguei o celular, Shazan e pronto! Descobri! Fácil! Anos de busca foram concluídos.
clique para ampliar - 2018 esse post
Ter um aplicativo para identificar músicas foi realmente algo que me ajudou muito, as vezes a gente escuta uma música boa e pega na hora o nome, admito que muita música que escuto hoje começou assim.
Hoje ouvir música perdeu um pouco a graça, você coloca 200 músicas em uma playlist e vai passando, é tudo muito fácil, no escritório eu sempre deixo rolando rádio e quando toca a música que eu gosto na rádio tem outro sabor, fico mais animado do que colocando para reproduzir.
Acho que é muita postura de geração, mas ouvir rádio ainda é legal, talvez por isso eu goste tanto de ouvir NerdCast em viagens, só ouvir música não me anima, é bom ter uma voz conversando no meio, como sempre digo a vida perdeu o glamour.
Até um pouco atrás, eu e meus amigos nos reuníamos para conversar, tomar um whisky e fumar charuto ao som de rádio ou algum LP, era muito foda, mas enfim as pessoas resolveram ter filhos e o papo acabou. O ponto é, o rádio ainda era utilizado na nossa reunião.
Para fechar esse longo post escrito ao som de músicas que demorei para conseguir o nome, termino com uma recomendação, coloquem para reproduzir uma rádio até mesmo na Alexa, baixem a luz da casa, abra uma cerveja, tire o tênis, coloque os pés pra cima e curta, quando tocar uma música que você gosta, o negócio muda o gosto, recomendo muito a rádio Nostalgia Toscana, ainda ajuda a aprender outro idioma.
>> Abri a rádio aqui para linkar no post, estava tocando Guns n' Roses, estou ouvindo aqui.