sábado, 5 de setembro de 2015

Histórias pós apocalipse #1

Se existe um assunto no qual eu discuto quase que diariamente, é como seria o mundo após uma grande guerra ou epidemia. Na maioria das vezes que eu estou dirigindo voltando pra casa eu me pego pensando nesse tema, será que a gente conseguiria sobreviver nesse cenário?

Existem filmes e seriados sobre o assunto mas não acho que eles abordam o tema da maneira como deveria ser explorado, afinal existem infinitas possibilidades para sobreviver em um caos mundial.




Não sei quantas vezes eu já falei sobre esse seriado aqui no blog, a história é muito mal aproveitada. Estou ciente que se trata de um seriado baseado no HQ e que por isso tenta-se seguir o mesmo, mas poderia ser feito totalmente diferente ou criar um novo seriado com o mesmo cenário, porém com outra visão da história.

Esse tipo de filme sempre me atraiu, não é atoa, ter cidades inteiras vazias ou com poucos habitantes é uma das coisas que eu sempre quis, imagino as ruas sem ninguém, veículos largados, silêncio pelas ruas, e falta de energia. 

Pensei em criar um manual para um mundo pós apocalipse, com planos e estratégias para serem utilizadas. Existem vários, e cada um de uma maneira bem diferente da outra, o meu plano é um pouco mais simples e talvez desse certo, de qualquer forma nunca vi nenhum filme seguir algo próximo ao meu pensamento.




Em outro post, eu escrevi uma sátira ao filme Eu sou a lenda, filme que também ocorre nesses cenários. Diferente de The Walking Dead, ele tem outro tipo de "zumbi",eles são humanos que não morreram, apenas foram infectados por um vírus, existe cura e eles podem voltar ao normal. Os "zumbis" desse filme tem instintos também carnívoros, mas são racionais, e tem extrema sensibilidade a luz UV. 

Esse filme com toda certeza aproveitou muito mais o cenário e as infinitas possibilidades, lógico que partiu para um drama e total desespero do personagem por estar sozinho por anos procurando sobreviventes. 

Minhas dúvidas sobre esses sobreviventes à procura de outros são bem simples; 

 - Porque não tentam se preparar antes de fazer qualquer outra coisa? 
- Qual a dificuldade em achar um local seguro? 
- É difícil matar um filho da puta?
- Porque não desistem de achar outros sobreviventes e tentam só viver?

Essas são algumas perguntas apenas.

Antes que se inicie qualquer reclamação, estou ciente que no Eu sou a lenda o personagem tinha quase tudo que eu considero essencial para esse cenário. O cara tinha armas, sabia atirar (o mais importante), tinha um local "seguro", só não desistiu de achar sobreviventes e perdeu a cabeça por ficar sozinho demais. Mas como nem tudo é perfeito, ele errou e morreu, se tivesse seguido meu plano teria sobrevivido. 

Será difícil escolher uma ilha para sobreviver e praticar subsistência? Tanto no TWD e no Eu sou a lenda, o que mais falta é cabeça na hora de tomar decisões. Como um militar (eu sou a lenda) que planeja casa, estoca alimentos, e prepara tudo para o pior cenário, não tinha um veículo totalmente seguro para se proteger ou um local extremamente protegido? Não é falta de opção, seria fácil achar um carro forte ou um banco para se proteger dentro do cofre, instalar luzes U.V e fazer diversos obstáculos anti "zumbi", mesmo estando no epicentro da doença.

No seriado eu fico maluco, vale lembrar que eu parei de assistir por não aguentar tanta falta de planejamento e por isso vou dedicar um post só para esse seriado.

Existem diversos filmes com esse excelente tema, como mencionei antes, e vou tentar cita-los e depois escrever meus pontos e planos para sobreviver nesse cenários que muito se assemelha ao Brasil da Dilma! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário